[an error occurred while processing this directive] Das lembranças de Natal | O POVO
Ceará 23/12/2011

Das lembranças de Natal

"Das lembranças Quando criança, às vezes dava vontade de ficar doente. Só para comer pipoca com guaraná. Os irmãos ficavam morrendo de inveja"
notícia 0 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16635, 'email': 'taniaalves@opovo.com.br', 'nome': 'T\xe2nia Alves '}
Tânia Alves taniaalves@opovo.com.br

Dos muitos natais na vida, aquele foi o mais marcante. Ainda criança, veio com a família inteira para a Missa do Galo. Chegou à cidade na boca da noite, depois de uma longa caminhada até a sede. Foram direto para a praça da igreja Matriz, onde esperariam o restante da família. Pela primeira vez, as árvores da praça estavam iluminadas. A menina e a família dela nunca tinham visto nada igual. Ficaram ali parados, olhando para o alto. O pedacinho daquele Natal dos cartões que o pai recebia em casa e com árvore iluminada, neve cobrindo os telhados estava ali presente naquela praça iluminada que alguém da prefeitura teve a ideia de fazer.

 

Naquele ano, ninguém da família quis deixar a praça para ir ao parque andar de carrossel ou roda-gigante. Preferiram se abancar por ali num banco para ficar debaixo das luzinhas de todas as cores. Elas e os primos inventaram brincadeiras até a meia-noite, quando começava celebração na igreja que era colada na pracinha. Foi ali brincando com um e outro que também teve a ideia de passar a noite apreciando as luzes coloridas e descobriu a casa da mulher que armava a lapinha mais bonita que ela já vira.


A casa ficava no quadro da praça da Matriz. Ela ouviu algum menino falar e pediu aos pais para conhecer o lugar. Da janela da sala de visita, dava para ver o presépio. Ficava na sala inteira. Nossa Senhora, José e Jesus, os três reis magos. Animais de todos os tipos faziam fila para conhecer o menino que nascera. Luzes coloridas piscavam e deixavam a sala como a caixa de lápis de cor que ela havia recebido de presente da madrinha no dia do aniversário em setembro. Crianças pequenas e grandes e adultos que ainda acreditavam em Papai Noel se espremiam para ficar um pouquinho mais na janela da casa. Naquele ano, as crianças ficaram assim, entre a praça iluminada e a lapinha.


Na hora marcada para a Missa do Galo, nenhuma das crianças conseguia segurar os olhos abertos. O cansaço era tão grande que deitavam no mosaico frio da igreja com a cabeça no colo dos pais e dormiram por ali. A volta para casa foi difícil naquele dia, mas as descobertas haviam sido muitas. No outro dia, ao acordar, descobriu que Papai Noel havia passado por ali e deixado um presente debaixo da rede. Era a boneca de plástico e cabelo dourado que ela havia visto na loja e pedido para a mãe. Ela disse que custava caro. Não tinha condições de comprar. Tinha, então, pedido para Papai Noel, que fazia ele mesmo os brinquedos. O primo mais velho havia advertido que era bobagem: Papai Noel não existe. Com a boneca nos braços, chegou para o primo e disse: Papai Noel existe, viu? Minha mãe não tinha dinheiro para comprar a boneca e ele me deu. E foi ali, naquele Natal de descobertas, que decidiu que iria acreditar em Papai Noel por toda a vida.


QUIXADÁ

ÁRVORE DE 15 METROS ENFEITA PRAÇA E LEVA ALEGRIA PARA CRIANÇAS

Uma arvore de Natal de 15 metros ornamenta a principal praça de Quixadá. As crianças vibram com Papai Noel e os adultos revivem o nascimento de Cristo com a lapinha com imagens em tamanho natural e iluminada. As avenidas que dão acesso à praça também estão cheias de luzes, a exemplo da igreja do Colégio das Irmãs. “Muito lindos os enfeites de Natal deste ano em Quixadá”, afirma o comerciário José Nílson Alexandre.


QUIXADÁ

NOVA ADUTORA TRAZ ALÍVIO PARA OS QUIXADAENSES

O município de Quixadá recebeu um presente de Papai Noel: a nova adutora do açude Pedra Branca está funcionando. A antiga não estava mais atendendo a demanda da sede, que vivia a pendenga da falta d’água. Cristhian Quezado, gerente local do órgão, informou que a tubulação que leva água do açude Pedra Branca para a estação de tratamento tem quase 30 quilômetros de extensão, em canos de 500 milímetros de diâmetro. “A cidade não terá mais problemas no abastecimento pelas próximas duas décadas”, garantiu.


RUSSAS

IMPLANTAÇÃO DE TAXÍMETROSMELHORA SERVIÇO DE TÁXIS

O Sindicato dos Taxistas (Sinditaxi) e a Associação dos Taxistas de Russas-CE (Rustaxi), com o apoio da Prefeitura Municipal de Russas, firmaram parceria para equipar os táxis daquele município com taxímetros. A iniciativa tornou o município pioneiro na implantação dos equipamentos metrológicos para carros de aluguel no Vale do Jaguaribe.

 

ACARAÚ

IFCE RECEBE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA

O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) está recebendo inscrições para o treinamento do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. É destinado a professores de Matemática do Ensino Médio de escolas públicas. As inscrições terminam no dia 12 de janeiro.

 

PARAMBU

MUNICÍPIOS RECEBEM HOMENAGEM

Os municípios de Crateús, Novo Oriente e Piquet Carneiro receberam “Moção de Reconhecimento pelos trabalhos em prol da sustentabilidade do Bioma Caatinga”. A homenagem ocorreu durante a Reunião do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns e Sertões de Crateús, no último dia 18, em Parambu.


MARANGUAPE

PADRE COMPLETA 24 ANOS DE SACERDÓCIO

O padre Airton Pompeu, pároco de Itapebussu-Maranguape, completou 24 anos de vida sacerdotal neste mês. A comemoração foi realizada com a comunidade religiosa de Itapebussu e Amanari e com parentes e amigos, como o casal de empresários Narcélio Matos e Rebeca Andrade. Padre Airton vem desenvolvendo um trabalho pastoral voltado, principalmente, para o crescimento espiritual dos jovens.

 

EM ALTA

PREFEITURA DE SOBRAL que lançou o selo de Acessibilidade para empresas.

EM BAIXA

PREFEITURA DE CASCAVEL que vive um momento cercado de escândalos

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Coluna Ceará

RSS

Coluna Ceará

Tânia alves

Escreva para o colunista

Atualização: Sexta-Feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Ceará

Powered by Feedburner/Google