[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Falta da mãe | Coluna Ceará | O POVO Online
Ceará 23/09/2011 - 01h30

Falta da mãe

Quando a mãe morreu, o chão desapareceu dos pés. Era ela quem tinha as rédeas da casa, organizava as muitas coisas que tinha para fazer. Foi dela a decisão de vir morar na cidade. Era ela que arrumava os filhos, organizava as festas, resolvia onde as crias iriam estudar. Fazia isso sem que o pai percebesse. Por isso, quando ela se foi, meio que de repente, a casa virou uma bagunça.

Ninguém sabia onde estava a tesoura para cortar a unha da filha mais nova, não se encontrava a agulha para fazer a bainha da calça da escola do filho do meio. O filho mais velho deixou de ir para as festas. A mãe não mais arrumava as roupas dele. O pai achava irrelevante oferecer mesada para levar as namoradinhas às tertulias. Adolescente, foi ele quem mais sentiu a falta da mãe. Tentava arrumar os irmãos mais novos. Não sabia como.


O pai viu-se num aperreio sem fim. Perdido. Não poderia viver sem um apoio. Não deu tempo de chorar o luto da mulher. Precisava ter uma companheira. Escolheu a prima que vivia por ali. Ela sabia como funcionava a casa, conhecia os filhos, poderia cuidar deles. O filho mais velho não aceitou a escolha. Como ele poderia pensar em casamento se a mãe tinha morrido há poucos meses. O pai não deu muita atenção. Tinha explicação para isso. Estava casando de novo, justamente porque amava a primeira mulher. Não poderia viver sem uma pessoa. Sabia que a mulher entenderia a sua decisão.


Em casa, a madrasta logo imprimiu o seu jeito. Eram regras novas, que ninguém estava acostumado. O filho mais velho não aceitou aquilo. Queria que os irmãos continuassem a ter atenção. Tentou falar com o pai. Ele não deu ouvido. Não queria ter mais problemas do que já tinha. Aos poucos, os filhos foram embora de casa. Primeiro, o mais velho procurou amigos em cidade distante. Depois o irmão do meio, e, por fim, até a mais novinha.


Nas andanças pelo mundo, o mais velho nunca conseguiu digerir a decisão do pai. Casou, formou família, mas não perdoava o pai. Nunca mais quis voltar à cidade. Sonhava que a mãe não tinha morrido e que sua vida seguia por outro
caminho. A vida seria outra. Poderia ter ficado. Só bem mais tarde, sonhou que a mãe sugeria que o tempo era da reconciliação.

Voltou à cidade. Refez o percurso da infância. Reviu amigos. Conversou com o pai, que já estava velhinho. Dele recebeu o carinho que esperou a vida toda. Retribuiu. Entendeu que os caminhos percorridos tinham pouca interferência dos outros.

A vida inteira a decisão maior foi dele. Era dele também aquele tempo de merecimento com o pai.


ACARAÚ


O RIO QUE TRAZ RIQUEZA

O Acaraú é um importante curso d’água da região Norte do Ceará. Nasce na serra das Matas, em Monsenhor Tabosa, percorrendo 315 quilômetros até chegar ao mar em Acaraú. Entre os municípios que passa estão: Sobral, Marco, Santana, Cariré, Varjota, Acaraú, Bela Cruz, Morrinhos e Cruz. É o formador do açude Paulo Sarasate (Araras). Só que nas últimas décadas, pouco se tem dado atenção ao rio, que sofre degradação. Na foto o Acaraú, na cidade de Sobral.

 

QUIXADÁ


CÂMARA AUMENTA VEREADORES

A próxima eleição em Quixadá escolherá 17 vereadores para a Câmara Municipal. Acordo nesse sentido foi realizado através de uma votação no Poder Legislativo. Atualmente, o numero de edis é 10. E como Quixadá tem uma população acima dos 80 mil habitantes, está dentro das condições do artigo 29-A da Constituição Federal, possibilitando este aumento.

 

IGUATU


RUBEM ALVES

O Sesc de Iguatu marcou para o próximo dia 27 palestra ministrada pelo professor-doutor Rubem Alves, sob o tema “O professor educador e o prazer pela arte de ensinar”. Será às 19 horas, no Ginásio do Sesc Iguatu (rua 13 de Maio, 1130). A inscrição é a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.

 

MILAGRES


CEARÁ TERÁ 78 CEOs

Milagres será beneficiada com um Centro de Especialidade Odontológico (CEO) do programa do Ministério da Saúde, Brasil Sorridente. O município receberá R$ 6,6 mil mensais para a manutenção de serviço. Com esse, o Ceará passará a contar com 78 CEOs.

 

JUAZEIRO


O BISPO DOS ROMEIROS

A cada dia que passa, dom Fernando Panico se consolida como o bispo dos romeiros. No período das romarias em Juazeiro do Norte, o bispo do Crato é saudado com entusiasmo pelos devotos de padre Cícero. Após as celebrações que preside, uma multidão aproxima-se dele para pedir a bênção.

 

MARANGUAPE


CONVOCAÇÃO DE CONCURSADOS

O Ministério Público do Trabalho recomendou e os gestores de Maranguape aceitaram que sejam convocados os aprovados em concurso público para diversos cargos, realizado em 2007. O concurso poderia expirar, já que tinha sido prorrogado e o prazo final é 29 de outubro próximo.

EM
ALTA


MINISTÉRIO PÚBLICO

que no Interior vem se destacando na proteção do bem público.

EM

BAIXA

MORTES DE JOVENS
em acidentes de moto. Ou se fiscaliza, ou muitas vidas ainda serão perdidas

Canindé
fervilha nesta época do ano, tanto pelo calor, comum neste mês, como pelo romeiros que chegam para reverenciar São Francisco.

A I Conferência
Municipal de Juventude de Juazeiro do Norte será realizada no próximo dia 28, no Ginásio Poliesportivo do município

COLABORAÇÃO Audílio Moura e Frederico Fontenele Farias

1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
simplicio 02/11/2011 10:51
Falta da Mãe! Lição de vida! Quem não aprende o caminho das pedras,sofre!
Este comentário é inapropriado?Denuncie

Coluna Ceará

RSS

Coluna Ceará

Tânia alves

Escreva para o colunista

Atualização: Sexta-Feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Ceará

Powered by Feedburner/Google