Buchichinho 15/01/2017

Volta às aulas

Confira como tornar a transição férias-escola mais leve para seu filho
notícia 0 comentários


As férias estão chegando ao fim. Acordar cedo, fazer as lições de casa, colocar o material em ordem: a volta às aulas pode ser uma dor de cabeça para pais e filhos. Mas que tal evitar o stress nesse período reorganizando a nova rotina com antecedência, tranquilidade e colaboração? Além dessa realidade, esse período é um misto de emoções e reações, pois as crianças ficam animadas e agitadas para voltar à escola, porém chateadas pelo fim, já que nele saíram da rotina, descansaram, passearam e brincaram com mais flexibilidade de tempo.


Um dos detalhes mais importante e que mexe com a paz da casa ao iniciar as aulas é a hora de acordar e se arrumar para sair, principalmente com quem estuda pela manhã. O sono precisa ser readaptado, já que os horários provavelmente estejam desregulados por conta da rotina diferente desse período.

 

Por isso, pelo menos uma semana antes do retorno, comece a colocar seu filho na cama dia a dia um pouco mais cedo, para que ele retome vá, aos poucos, acostumando-se a levantar no horário mais próximo ao da aula.


Os pais devem procurar passar uma atmosfera de tranquilidade e apoio, entendendo que, depois de semanas sem ter de acordar cedo, é normal que seus filhos estejam mais lentos no início das aulas para participar de uma rotina mais fechada ou fazer tarefa de casa diária ou frequentemente. É interessante também incluir os filhos no planejamento para esse recomeço: eles podem dizer o que preferem, opinar, dar ideias e ajudar os pais a encontrar soluções para algum tipo de impasse.


Outros detalhes são importantes, como a organização da mochila e dos materiais pedidos pela escola para levar no início do ano. Então, confira a lista dos materiais pedidos e veja se os que você vai reaproveitar estão bem conservados, como lápis de cor, tesoura, cola, apontador, borracha e a própria mochila. Peça a ajuda do seu filho para deixar tudo o que precisa levar no primeiro dia organizado e, caso necessite adquirir algo, seu filho também pode ajudar na escolha e compra desses materiais. A participação do filho na organização e compra dos itens dá a ele um senso de responsabilidade e ajuda, além de deixá-lo confortável.


E a última dica, mas não menos importante: deixe clara a importância da escola para seu filho, para que ele se sinta confiante, determinado e perceba que estudar pode ser prazeroso e divertido para que, assim, ele sinta vontade de ir à escola, ajudando com mais facilidade em todo o processo da rotina para este fim.

 

Feira de Livros Usados RioMar

Início de ano é tempo de fazer as compras de material escolar. Para oferecer livros didáticos com preços mais acessíveis, o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy estão realizando a Feira de Livros Usados RioMar. Sucesso na primeira edição em 2016, ela segue até o dia 12 de fevereiro proporcionando a compra, a troca e a venda de livros didáticos e paradidáticos. A Feira facilita o acesso do público à tradicional Feira da Praça dos Leões no Centro, que desde o ano passado está acontecendo com uma extensão também no RioMar. O acesso ao espaço é gratuito e quem deseja participar é livre para negociar com qualquer vendedor. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10 horas às 20 horas - aos domingos e feriados, das 14 horas às 20 horas. A novidade desta edição é a participação da Livraria Leitura com divulgação de suas promoções no local.

 

Engenhoca Parque

O Engenhoca Parque é um lugar de diversão para toda família. Localizado na cidade de Aquiraz, o lugar é uma excelente opção de entretenimento com cultura. São muitas as suas atrações: tirolesa, minigolfe, playground infantil, dama gigante, circuito pai e filho, espiribol, arvorismo, caiaque, pedalinho, bola d’água, aerojump, trilha ecológica, trilha de bicicleta, fazendinha, viveiro de pássaros, museu do engenho colonial, espaço infantil para os pequenininhos (inclusive com uma casa na árvore), um restaurante temático e muito mais!


LOCALIZADO na Rua Raimundo Coelho, s/n, Aquiraz, ao lado do centro histórico. Funciona de quarta a domingo, das 10h30min às 17 horas.

MAIS INFORMAÇÕES: 3361-101

 

CRIANDO E EDUCANDO FILHOS

O principal objetivo dos autores é examinar o conjunto médio de fatores, isto é, aquele entre a criança e os pais, entre a criança e o professor, entre elas e o mundo ao redor. Os pais e outros responsáveis podem influenciar fortemente o desenvolvimento das características e da mentalidade associadas à confiança e segurança de seus filhos ou deixar que eles se tornem oprimidos pela baixa auto-estima. Preço médio: R,00.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Buchichinho

RSS

Buchichinho

Paula Nadaff

Escreva para o colunista

Atualização: Domingo

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google