[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Rio Acaraú, um filete de lembranças | O POVO
Audifax Rios 24/04/2015

Rio Acaraú, um filete de lembranças

notícia 0 comentários
Compartilhar


Acaraú, rio das garças. Ato primeiro, assim que me apeio na terrinha, uma chegada na beira do rio, que é também dos acarás, no antigo porto das canoas, a fim de dar uma conferida em seu leito e arredores. De costas para a igreja matriz, oração silenciosa destinada aos peixes e aves, também criaturas de Deus. Em volta um rosário de serras: Meruoca, Madeiro, Mucuripe, Jucurutu, Dois Irmãos e o Serrote da Rola, portal da cidade. Todos esses morros circundando a cidade que, por isso mesmo, já teve, em priscas eras, o topônimo de Curral Velho. Verdinhos como todos os chãos da redondeza. Porém o caixão do rio, que devia estar abarrotando neste mês de chuvas mil, dá é tristeza. No largo dos seus duzentos metros, apenas uns míseros dez comportam o espelho d’água que, num inverno de vergonha, deveria estar de ponta a ponta.


A oração é uma mistura de reflexão sobre a história e relembranças dos tempos de eu menino. Ali, onde o rio lambe a ponta do Serrote da Rola, foi onde os índios Camocim deixaram de perseguir Frei Cristóvão de Lisboa e seu séquito, deixando em paz o missionário e intatas as imagens de Cristo e Senhora Santana, postas num nicho natural de pedras cobertas de orações de agradecimento pela vida poupada e a promessa de construir uma capela sob invocação da avó do Homem. Isto lá por mil seiscentos e lá vai cacetada, compromisso pago um século depois.


Consta que os Areriú eram a tribo da nação Tremembé menos belicosa. Daí a índole pacata do povo de Santana, pouco afeito a acirradas lutas por terra ou poder, o que seus circunvizinhos exercitam com cheiro de sangue e morte. Os nativos dessas paragens são historicamente ordeiros e dados às cousas do espírito, chegados à educação e cultura.


Deixando a história de lado, percorro um passado bem mais recente, o tempo dos cangapés no Poço da Luzia, pescarias com garrafa furada, peladas na “croa”. Aquele platô de areia grossa era o campo onde treinava o time de futebol do Ari Fonteles para depois se apresentar na baixa da Ponte do São João. Os craques eram filhos de canoeiros, pescadores, agregados do sítio do avô Martiniano Carneiro, no Rio do Meio. Lembro-me bem de Caboré, Tirisca, Chaga Brechó, Nagib, Zé Buzêga, netos do Binga e Antonio Maria. E, se duvidar, até o Chicão da Divindade que era ralfe do Esporte, o time dos homens. Havia também o Manel da Amélia que era a cara do Ademir da Guia, o fogoió do cabelo pixaim. Tirisca e Nagib eram nomes de guerra, homenagem a dois atletas do Guarany de Sobral.


Por falar em Chicão, lembro outro filho da Divindade, Raimundo, este, canoeiro, que teve um infarto fulminante desaparecendo na correnteza do rio cheio, o corpo encontrado entre garranchos, muito longe, dias depois. Era uma sexta feira santa. E a morte, por motivo semelhante, do Marcos Aurélio, o alegre companheiro Louro, quando tomávamos banho no Escorrego, nas ribanceiras do Escapa Bezerro. Presentes a esta tragédia, também, Vitoriano Cordeiro, João Américo, Mundola Cavalcante, Sibirá, um pescador, e um menino do rio, aliás, quem tropeçou no corpo inerte, à beira do poço enlameado. Era véspera de Natal de 1965, por aí...


Por essa época corria o boato da aparição de visagens na dita coroa e fomos conferir acompanhados de Wagner Carneiro, Edmar Facundo e Luis Felinto. Lá já se encontravam Rogério Cavalcante e Edmar Carneiro, convidados para uma aventura de homem. De repente, sob um luar de agosto, por trás de um arbusto seco, surge, envolto em cortina de fumaça, um vulto descomunal com vestes brancas, clamando por muita reza para sua salvação. Rogério e Edmar, pernas pra que te quero. A tal assombração era apenas o Zé Gilberto, motorista do Padre Joviniano que, com a batina do patrão, encenava o auto de medo a uma pequena plateia pábula de coragem. Surtira efeito para gostosa gargalhada do Zé que era também juiz de futebol e técnico do time do Ginásio, mentor dos pupilos Valdetário, Cardozinho, Valceli, Vilemar e outros menos goleadores. Edmarzinho e Rogério é que não acharam graça nenhuma da marmota espalhada aos quatro cantos da cidade com comentários desabonadores à bravura dos dois.


Naquele tempo a coragem era um requisito indispensável, primordial mesmo, para a transição de pivete para cabra macho.


> TAGS: audifax
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Audifax rios

RSS

Audifax rios

Audifax rios

Atualização: Arquivos das últimas crônicas do escritor

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Audifax Rios

Powered by Feedburner/Google