[an error occurred while processing this directive] A grafia de certas formas verbais... | O POVO
Professor Pasquale 23/01/2012

A grafia de certas formas verbais...

Para pôr fogo na conversa, peço-lhe que responda de imediato: a forma padrão é "possue" ou "possui"?
notícia 8 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16508, 'email': ' ', 'nome': 'Pasquale Cipro Neto'}
Pasquale Cipro Neto

 

Na semana passada, falamos de certas formas verbais cuja pronúncia deixa muita gente em dúvida. Nosso ponto de partida foi a fortíssima canção Rapte-me, Camaleoa, de Caetano Veloso (“Rapte-me, adapte-me, capte-me...”, diz a letra). Vimos verbos terminados em “ptar” (optar, captar, raptar, adaptar etc.) e em “gnar” (impregnar, resignar, dignar, impugnar etc.). Trocamos dois dedos de prosa sobre os possíveis motivos que levam muitos falantes a pronunciar certas flexões desses verbos de modo diferente do que se verifica (e se recomenda) nas modalidades cultas da língua.


Hoje vamos tratar da grafia de certas formas verbais. Para pôr fogo na conversa, peço-lhe que responda de imediato: a forma padrão é “possue” ou “possui”? “Conclue” ou “conclui”? “Substitue” ou “substitui”? “Contribue” ou “contribui”? Acertou quem optou pela segunda forma de cada dupla. Vejamos: “O professor possui muitos e muitos livros raros”; “Esse pesquisador começa e recomeça, mas nunca conclui”; “Por que você não substitui o medicamento?”; “Ele não contribui para o partido há muito tempo”.


Imagino que você já tenha visto formas como “possue”, “conclue”, ou “contribue” em jornais, textos publicitários ou relatórios da empresa em que você trabalha. Não custa deixar claro: essas formas são errôneas. Como sempre fazemos neste espaço, vamos tentar entender o que leva muita gente a “errar”, ou seja, a grafar (com a melhor das intenções, diga-se) “possue”, “conclue” etc.


Essas flexões pertencem a verbos terminados em “ir”, certo? São formas da terceira pessoa do singular do presente do indicativo de verbos como “possuir”, “concluir”, “contribuir”, “retribuir”, “atribuir”, “possuir” etc. O que ocorre com a mesma flexão (terceira do singular do presente do indicativo) da maior parte dos verbos terminados em “ir”, como “imprimir”, “permitir”, “decidir”, “vestir”, “partir”, “mentir” etc.? Veja comigo: ele/a imprime, permite, decide, veste, parte, mente etc.


Você certamente percebeu que as formas que acabamos de ver terminam em “e”. Sabemos que é normal o usuário da língua se deixar levar pelo processo “majoritário”, o que, em outras palavras, significa que o processo mais comum acaba servindo de base ou modelo. Se de “assistir” se faz “ele/ela assiste” e de “permitir” se faz “ele/ela permite”, muita gente é levada a achar que de “concluir” se faz “ele/ela conclue” e de “possuir” se faz “ele/ela possue”. Vamos lá, outra vez: em se tratando da grafia padrão, essas formas são errôneas.


De fato, para verbos como “imprimir”, “decidir” ou “partir”, vale o “e” final na terceira do singular do presente do indicativo (“ele/ela imprime”, “decide”, “parte”), mas, se antes do grupo “ir” houver uma vogal (“concluir”, “substituir”, “influir”, “trair”, “atrair”, “cair” etc.), a coisa muda: a flexão termina em “i” (“ele/ela conclui”, “substitui”, “influi”, “trai”, “atrai”, “cai”). É claro que, com verbos como “seguir” ou “conseguir” (cujo “u” que antecede o grupo “ir” não é pronunciado), vale o que vale para a maioria, ou seja, flexões como “segue” ou “consegue” se grafam com “e” final, ou seja, como as flexões de “assistir”, “dirigir” etc.


Para encerrar, convém lembrar que, nas variedades cultas da língua, não se pronuncia o “u” dos verbos “distinguir” e “extinguir”, portanto a terceira pessoa do singular do presente do indicativo desses verbos é, respectivamente, “ele/ela distingue” e “ele/ela extingue” (lê-se o grupo “gue” dessas flexões como se lê o de “segue”, “consegue” e “persegue”).


Conclusão: ele/ela imprime, decide, permite, mente, impede, expede, repele, resiste, consegue, extingue, distingue, mas ele/ela conclui, substitui, institui, possui, retribui, contribui, distribui, cai, sai, trai, contrai, extrai, atrai, abstrai etc.


Até segunda. Um forte abraço.

 

espaço do leitor
CICERO 11/04/2016 08:09
Sempre errei, mas daqui pra frente tudo vai ser diferente!
Larisse Maura 06/02/2016 23:15
Vlw!
Larisse Maura 06/02/2016 23:15
Vlw!
Larisse Maura 06/02/2016 23:15
Vlw!
ANDRÉ 27/01/2016 17:32
Ufa!!! Errava achando que era o certo. Até que enfim vou acertar e sabendo o porquê!
Ver mais comentários
8
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o pé da letra

RSS

o pé da letra

ao pé da letra

Escreva para o colunista

Atualização: Segunda-Feira

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Ao pé da letra

Powered by Feedburner/Google