[an error occurred while processing this directive] Ex-vereador de Viçosa do Ceará denuncia deterioração na Igreja do Céu | Viçosa do Ceará | Ceará
rss
rachaduras 21/08/2015 - 16h05

Ex-vereador de Viçosa do Ceará denuncia deterioração na Igreja do Céu

Relatos dão conta que causas do estado atual do equipamento estariam relacionadas à uma obra realizada pela Prefeitura. Secretário de Infraestrutura do município nega qualquer relação entre os eventos
notícia 0 comentários
Victor Jucá Torres/Você faz O POVO
"A igreja fica exatamente por trás da cidade e isso pode provocar um verdadeiro hecatombe", diz Max Mapurunga, natural e ex-vereador de Viçosa

Alguns dos moradores do município de Viçosa do Ceará, a 365km de Fortaleza, denunciam a deterioração na estrutura da Igreja Nossa Senhora das Vitórias, ícone turístico da cidade mais conhecido como Igreja do Céu.

Localizada no ponto mais alto de Viçosa, a Igreja apresenta rachaduras em paredes, muro, pisos e degraus, conforme mostram imagens enviadas ao O POVO. 

"O solo da fundação da igreja, o alicerce, está comprometido. Não é um ícone só de Viçosa, é do Ceará e está toda comprometida", afirma Max Mapurunga, natural e ex-vereador de Viçosa.

Segundo a denúncia, as causas do estado precário da construção estariam diretamente relacionadas à uma obra de requalificação do Pólo Turístico Igreja do Céu, realizada pela Prefeitura Municipal.

divulgação/blog Daniel Sá Lima
"A igreja fica exatamente por trás da cidade e isso pode provocar um verdadeiro hecatombe", diz Max Mapurunga, natural e ex-vereador de Viçosa

 

 

 

 

 

 

No entanto, o Secretário de Infraestrutura do município, Sérgio Fontenele, afirma que não há nenhuma relação entre a deterioração da igreja com a obra. "A obra nem está iniciada. Foi feita apenas a limpeza do terreno e expropriados entraram na justiça questionando o valor da indenização", ressalta Fontenele.  
 
Os denunciantes confirmam a paralisação da obra, mas atribuem o problema à uma "desmatamento" na área. "Além do desgaste natural, a prefeitura fez um desmatamento próximo à igreja, a cerca de 400 metros e causou instabilidade. Vinha caminhão com basculante pesado, por exemplo, e isso também compromete o lugar, que fica localizado exatamente no vértice", alega Mapurunga.

"Não querendo desqualificar o denunciante, mas esta denúncia não retrata o espelho da verdade e, no mínimo, é risível. A ampliação do Pólo, uma obra ainda em fase de discussão, fica a cerca de 150 metros do Pólo antigo. Então já existe aí uma contradição. Além disso, o prédio da Igreja, apesar de ser um ponto turístico, é um patrimônio da paróquia e não do município", rebate o secretário, que atribui como responsabilidade da prefeitura "a pracinha, a iluminação, a limpeza, a segurança e a paisagística do local.

divulgação/blog Daniel Sá Lima
Blog alega que obras de requalificação do Pólo Turístico podem vir a "derrubar a Igreja do Céu"

 

 

 

 

 

 

Apesar da deterioração verificada no equipamento turístico e religioso, o denunciante afirma que as pessoas continuam a frequentá-lo. "As pessoas estão visitando a igreja normalmente, o que é até perigoso. A igreja fica exatamente por trás da cidade e isso pode provocar um verdadeiro hecatombe", diz o ex-vereador.

"A Igreja do Céu é o equipamento turístico mais visitado da Zona Norte do Ceará. Como a prefeitura deixaria que um prédio de tanta importância viesse a desmoronar?", argumenta Fontenele, que ainda confere a denúncia a possíveis questões políticas. "É natural do processo político partidário quem está fora torcer para que as coisas não aconteçam para criar oportunidade de estar lá, mediante disputa eleitoral".

divulgação/blog Daniel Sá Lima
Blog alega que obras de requalificação do Pólo Turístico podem vir a "derrubar a Igreja do Céu"

 

 

 

 

 

 

 

 

Além de protocolar um documento solicitando uma perícia da Defesa Civil, Max Mapurunga afirma que a população viçosense se prepara para fazer um abaixo-assinado e/ou promover uma manifestação contra a atual situação em que a igreja se encontra.

Também procurado pelo O POVO Online, o prefeito da Cidade, Divaldo Soares, não se pronunciou sobre a denúncia, pois estaria realizando visita à uma obra de asfaltamento no Sítio Brejo Grande.

divulgação/blog Daniel Sá Lima
Blog alega que obras de requalificação do Pólo Turístico podem vir a "derrubar a Igreja do Céu"

 

 

 

 

 

 

A obra

Conforme o Secretário de Infraestrutura de Viçosa, a população teve acesso à uma maquete eletrônica das obras de requalificação do Pólo Turístico Igreja do Céu.

"De um total de 45 hectares do terreno apropriado, 41 serão destinados à preservação e ficarão como patrimônio do povo daqui", garante Fontenele.

Ainda de acordo com ele, a obra foi aprovada pela Superintendência do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Semace) e ocupará os quatro hectares restantes, onde serão construídas sete lojas de artesanato, uma lanchonete, um banheiro com fraldário e um Espaço Saúde, espécie de academia ao ar livre.

O que já existe também deverá passar por reforma. "A calçada da igreja será substituída por cerâmica antiderrapante e será feito o nivelamento", declara o secretário, que também reitera que o andamento da intervenção depende apenas de um ajuste do valor a ser indenizado.

"Da desapropriação, só serão utilizados quatro hectares. Há um questionamento na Justiça quanto ao valor, mas esta desapropriação não vai receber condomínios ou um centro comercial. Não vai ser voltado para atividade econômica, mas para uma atividade de conservação. Não dá para tratar da mesma forma", complementa.

 

Lígia Costa, especial para O POVO Online

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Viçosa do Ceará - Dados do Município

VER COMPLETO

Banco de Dados O POVO

Segundo o Censo 2010, Viçosa tem 54.955 habitantes

imgs/canalceara/municipios/vicosadoceara.jpg

Viçosa do Ceará

CEP:
62300-000
Distância de Fortaleza:
365,8km
Tempo estimado de viagem:
5h20 min
Vias de acesso:
BR-222>CE-187
Região administrativa:
5
Localização:
microrregião da Ibiapaba
Municípios limítrofes:
Granja, Tianguá (e estado do Piauí)

Municípios

Localização

AMPLIAR MAPA

Viçosa do Ceará

Área: 1.311,628 km² , Altitude: 685m
Latitude: 3º 33’ 44’’ , Longitude: 41º 05’ 32’’

Revistas

Valores do Ceará

Sertão Central e Vale do Jaguaribe

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 2a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 2a Edição

O POVO Cenário

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Viçosa do Ceará

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>