[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Trabalhadores da Siderúrgica do Pecém realizam passeata e protestam contra empresa | São Gonçalo do Amarante | Ceará
rss
PARALISAÇÃO 23/01/2014 - 14h37

Trabalhadores da Siderúrgica do Pecém realizam passeata e protestam contra empresa

notícia 5 comentários
DIVULGAÇÃO
Trabalhadores realizam passeata na manhã desta quinta-feira, 23
Compartilhar

Os trabalhadores da Companhia Siderúrgica do Pecém fizeram uma passeata e protestaram contra a Posco, empresa responsável pela execução do projeto que comandam as obras, na manhã desta quinta-feira, 23. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem do Estado do Ceará (Sintepav), a empresa não enviou os ônibus que transportam os operários, nem serviram o café.

O Sindicato informou que como a categoria tinha assembleia agendada para essa manhã, os poucos que apareceram ao local de sempre, seguiram em passeata até a Praça do Pecém para se juntarem aos demais companheiros e deliberarem acerca da greve. No local, o grupo apresentou faixas com críticas a Posco e distribuíram panfletos a população.

Trabalhadores obstruem via

Os trabalhadores da construção pesada da Siderúrgica do Pécem queimaram pneus, galhos e um veículo na manhã da última quarta-feira, 22, e obstruíram a CE-155, que dá acesso à siderúrgica. Policias do Batalhão de Choque, que patrulham o local, realizaram os procedimentos para apagar o fogo. Não houve confronto e ninguém se feriu.

Reivindicações


Os trabalhadores reclamam do atraso do pagamento dos salários, das cestas básicas, do 13° salário e do pagamento de rescisões de contrato de trabalho. Além disso, os funcionários exigem o pagamento da produtividade, equipamentos de proteção individual e uma área de vivência.

A Posco Engenharia & Construção do Brasil, empresa responsável pela execução do projeto da siderúrgica, informou através de nota que “a unificação do adicional de 30% de periculosidade para todos os funcionários, inclusive os que atuam somente dentro dos escritórios, não condiz com o laudo de inspeção de cada subcontratada”. Os laudos, segundo a empresa, indicam as funções específicas que possuem direito ao recebimento do respectivo adicional, tendo em vista a atividade executada.

De acordo com a CSP, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª região concedeu liminar na Ação Declaratória de Abusividade de Greve. Em nota enviada ao O POVO Online, a Companhia explicou a decisão da Justiça. "Entre as determinações está obrigatoriedade dos colaboradores em manter equipes de trabalho com o propósito de assegurar a continuação dos serviços inadiáveis para a empresa. A ação foi movida após os trabalhadores pararem as atividades com uma ação agressiva dentro da obra (resultando em diversos prejuízos aos materiais de trabalho) antes mesmo da publicação do edital, no dia 10 de janeiro".

Quanto aos demais pontos destacados pelo Sintepav, a Posco E&C, empresa responsável pela execução do projeto da siderúrgica, explica que apenas na assembleia realizada nesta terça-feira, 21, o sindicato se pronunciou sobre novos pleitos e que os mesmos serão esclarecidos com as respectivas empresas subcontratadas. Sobre a falta de EPI, a Posco E&C Brasil desconhece esse pleito, que não foi abordado pelo Sintepav em nenhuma reunião até o momento.

Redação O POVO Online

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Edwagner 24/01/2014 10:59
Sindicatos no Brasil já fazem alguns anos que virou caso de polícia, não apenas por corrupção e desvio de dinheiro, mas também por outros crimes! E quem os apoia e segue também é culpado... Mas no Brasil quem é de bem que se esconda, pois só tem vez nesse país quem é "fora da lei"
Jose Luciano Muniz Lima 24/01/2014 07:22
Se candidata a um emprego lá Giovani e deixa de reclamar. Pimenta no dos outro no seu é refresco né? Quantos peões já morreram nas obras da copa por ganância desses empreiteiros mamateiros? Só resolvem se tocar fogo mesmo. Não fizeram foi nada! Vai ver como é em Belo Monte! Só peão enquadra patrão.
Rodrigues 23/01/2014 17:08
Eu acho um absurdo a empresa não ter mandado deixar o café deles na praça e tambem é inadimissivel que não tenham mandado onibus buscar os trabalhadores para leva-los ao canteiro para eles quebrarem tudo novamente e tocar fogo nos carros! COmo pode isso hein?
Geovani 23/01/2014 15:54
As empresas e empresários sao tratados como bandidos neste pais, que so tem leis favorecendo os vagabundos. Depois ficam reclamando dos preços no Brasil, aqui tem q ser tudo muito caro, pois além dos impostos tem os "direitos" trabalhistas abusivos, criados por quem nunca gerou emprego nem
Geovani 23/01/2014 15:51
Bando de vagabundos que so querem receber o bolsa família, não querem trabalhar. Queria ver era essa moleza na Coreia, era bala na cabeça na certa. Tem que acabar com esses sindicatos que so atrasam o pais.
5
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

São Gonçalo do Amarante - Dados do Município

VER COMPLETO

Ethi Arcanjo

Embarcação no Terminal Portuário do Pecém

imgs/canalceara/municipios/saogoncalodoamarante.jpg

São Gonçalo do Amarante

CEP:
62670-000
Distância de Fortaleza:
60,1km
Tempo estimado de viagem:
58min
Vias de acesso:
BR-222>CE-423
Região administrativa:
1
Localização:
microrregião do Baixo Curu
Municípios limítrofes:
Caucaia, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Luís do Curu e Trairi

Municípios

Localização

AMPLIAR MAPA

São Gonçalo do Amarante

Área: 834,448 km² , Altitude: 15,92m
Latitude: 3º 36’ 26’’ , Longitude: 38º 58’ 06’’

Revistas

Valores do Ceará

Sertão Central e Vale do Jaguaribe

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 2a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 2a Edição

O POVO Cenário

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de São Gonçalo do Amarante

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>