rss
motim 11/08/2016 - 15h15

Presos são baleados em tumulto motivado por entrada de pizza na cadeia pública de Morada Nova

Presos começaram motim depois de receber uma pizza, destinada a um deles, "cortada e amassada" pela vistoria. O agente penitenciário efetuou disparos após ser atingido com água suja. A cadeia tem capacidade para 50 detentos e, atualmente, conta com 83
notícia 1 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18987, 'email': 'amandaaraujo@opovo.com.br', 'nome': 'Amanda Ara\xfajo'})
Amanda Araújo amandaaraujo@opovo.com.br

A entrada de uma pizza em uma cadeia pública gerou tumulto, que resultou em dois detentos baleados, na noite de quarta-feira, 10, em Morada Nova, a 161 km de Fortaleza. O motim começou depois que o único agente penitenciário de plantão entregou o alimento ''cortado e amassado'' após a vistoria. Os presos reagiram jogando água suja no servidor, que efetuou disparos no chão, conforme a versão relatada por outros agentes.

O motim foi registrado por volta das 19h30min, e uma equipe da Polícia Militar que estava na área foi acionada para ajudar a conter os presos. Um dos presos feridos foi atingido na mão, e o outro de raspão, no pé. Eles foram encaminhados ao hospital, onde receberam medicação.

A cadeia da cidade, que tem capacidade máxima para cerca de 50 detentos, tinha 83 presos durante o motim, ainda conforme informações fornecidas por funcionários. Além disso, apenas um agente e dois policiais militares faziam a segurança do local durante a noite.

Um dos agentes penitenciários, que prefere não se identificar, disse que houve intensificação da vistoria de alimentos devido à recorrente entrada de celulares. ''Esse agente é mais rígido, mas permitiu a entrada do alimento após não encontrar nada de ilícito. Mas, os presos reclamaram que a pizza estava muito cortada, amassada. Bateram nas grades e fizeram o que já haviam feito outras vezes: jogaram uma mistura suja e fedorenta no agente'', conta.

De acordo com a fonte, os detentos iniciaram um motim e também arremessaram um objeto metálico contra o agente penitenciário, que cortou a mão e depois efetuou disparos. “Ele se sentiu acuado, e na tentativa de se proteger atirou para cessar a agressão”, explica o agente de identidade preservada.

Na manhã desta quinta-feira, 11, os agentes constataram que outro preso havia fraturado o braço após o motim. Ele também foi encaminhado ao hospital para procedimentos. O POVO Online apurou que a pizza, que teria sido levada por familiares, era destinada ao detento André Rabelo da Silva, 21 anos, suspeito de envolvimento em um ataque ao banco de Morada Nova.

"Os presos estão passando por um estresse altíssimo com a superlotação. É uma cadeia que precisa com urgência de reformas. Não tem estrutura para aguentar investidas nas grades. Já relatamos isso várias vezes, até para o Ministério Público", denunciou o funcionário da unidade.

O POVO Online procurou a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), que confirmou o conflito iniciado com a entrada do alimento para um dos detentos. A secretaria disse, por meio de assessoria, que a distribuição dos alimentos, no turno da noite, “não estava fora do padrão”. A Sejus não comentou a superlotação da unidade.

Confira a nota da secretaria, na íntegra:
''A Sejus informa que, na noite desta quarta (10), foi registrado um conflito na Cadeia Pública de Morada Nova. Os internos da unidade começaram a "bater as grades" após receberem um alimento vistoriado pelo agente penitenciário de plantão. Ao entregar o alimento, o agente foi atingido por um líquido jogado pelos internos, que começaram a bater as grades, proferindo ameaças contra o servidor. Para conter a unidade e impedir um motim, agente e policiais efetuaram alguns disparos e dois internos ficaram feridos. Os internos foram conduzidos ao hospital. Um terceiro interno, durante o conflito, teve o braço fraturado. Ele também foi conduzido ao hospital. A situação foi controlada ainda na noite de ontem''.

espaço do leitor
PRESIDIOS 11/08/2016 16:55
INFELIZMENTE ESSES PRESOS TEM CARTA BRANCA DO ATUAL SECRETARIO DA JUSTIÇA(ADVOGADO CRIMINALISTA) POIS BEM ,CADE OS CONSELHOS DISCIPLINARES DAS UNIDADES PENITENCIARIAS ? RESPOSTA :FORAM EXTINTOS PELO ATUAL GESTOR DA PASTA ASSIM QUE ASSUMIU A PASTA. OS CONSELHOS PREVER PUNIÇÕES PARA OS PRESOS EM CASO DE FALTAS GRAVES,MEDIAS , E LEVES ANTES A DR MARIANA LOBO COLOCAVA DISCIPLINA NOS PRESIDIO AGORA COM ATUAL GESTOR ADVOGADO CRIMINALISTA,INDISCIPLINA E REGRA !
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Morada Nova - Dados do Município

VER COMPLETO

Divulgação

De 62.065 habitantes, 35.401 vivem em zona urbana

imgs/canalceara/municipios/moradanova.jpg

Morada Nova

CEP:
62940-000
Distância de Fortaleza:
161,1km
Tempo estimado de viagem:
2h18min
Vias de acesso:
BR-116/CE-138
Região administrativa:
10
Localização:
microrregião do Baixo Jaguaribe
Municípios limítrofes:
Alto Santo, Banabuiú, Beberibe, Cascavel, Ibaretama, Ibicuitinga, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Ocara, Quixadá, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte

Municípios

Localização

AMPLIAR MAPA

Morada Nova

Área: 2.779,229 km² , Altitude: 89m
Latitude: 5º 06’ 24’’ , Longitude: 38º 22’ 21’’

Revistas

Valores do Ceará

Sertão Central e Vale do Jaguaribe

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 2a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 2a Edição

O POVO Cenário

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias do Morada Nova

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>