[an error occurred while processing this directive] Espécie invasora de coral é percebida pela primeira vez no litoral cearense | Itarema | Ceará
rss
do pacífico 11/07/2016 - 23h48

Espécie invasora de coral é percebida pela primeira vez no litoral cearense

notícia 3 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19100, 'email': 'lucasbraga@opovo.com.br', 'nome': 'Lucas Braga'}
Lucas Braga lucasbraga@opovo.com.br
Foto/Marcus Davis Andrade
Registro observado no casco do petroleiro naufragado

A aproximadamente 42 km da costa de Itarema, município distante 204km de Fortaleza, mergulhadores encontraram corais-sol (cnidário do gênero Tubastraea) no mar, pela primeira vez no Estado. A espécie é invasora, natural das águas do Oceano Pacífico e pode causar danos ao ecossistema marinho nativo.

No último 14 de maio, mergulhadores viajaram 4 horas e meia da costa de Itarema com objetivo de conhecer o “Petroleiro do Acaraú”, navio que acredita-se ter sido naufragado por um submarino italiano ainda no meio da Segunda Grande Guerra. Não se sabia que a visita histórica poderia resultar em novas descobertas, mas foi o que aconteceu. Incrustados no navio, o antozoário coral-sol, exótico à fauna do Oceano Atlântico.

Marcus Davis Andrade, instrutor integrante da equipe de mergulho e um dos pesquisadores organizadores do Atlas de Naufrágios do Ceará (livro publicado em dezembro de 2015 que lista e conta a história dos naufrágios conhecidos no litoral cearense), disse ter percebido a espécie. “Notei esse coral róseo-amarelado, diferente dos que eu conhecia por aqui, bem colonizado no navio”. Ele fez fotos da descoberta inédita e publicou em redes sociais, o que chamou a atenção de pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar-UFC), que confirmaram a presença do coral-sol.

Para se alimentar, o coral-sol usa tentáculos que saem de seu esqueleto calcário. Neste movimento, o animal tem forma parecida com o desenho de um sol. Daí o nome popular dado à espécie. Além da beleza, os riscos também são evidentes.

O cnidário se reproduz rapidamente, sendo então apontada como grande risco ao equilíbrio ambiental por “não ter predadores naturais e competir por espaço com as espécies nativas, desestruturando a comunidade nativa daquele ecossistema”, conforme Caroline Vieira Feitosa, doutora em Oceanografia e professora do Labomar. Ela explica que a plânula (larva do coral) precisa de uma base rígida para se assentar, como rochas e cascos de navios. Este espaço então pode ser perdido por espécies nativas devido à rápida proliferação do coral sol, o que reduziria a população das espécies locais.

Não é possivel saber como o coral chegou ao Ceará, segundo Caroline. A maior suspeita é de que tenha vindo em águas de lastro (água do mar captada para garantir a estabilidade das embarcações) de navios petroleiros, uma vez há plataformas petrolíferas na região.

Futuras pesquisas especializadas determinarão a área ocupada pelo coral, a influência da espécie na fauna marinha nativa e possíveis soluções para o problema.

Questão legal

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) aponta que o coral-sol (Tubastrea tagusensis e Tubastrea coccinea) teria chegado ao Brasil ainda nos anos 1980, e hoje atinge costões rochosos do litoral do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Alagoas. Agora, a presença no Ceará também foi comprovada.

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro e de Sergipe moveu ações contra Petrobras, Transpetro e estaleiros no ano passado, visando a tornar obrigatórias inspeções nas embarcações, evitando assim o transporte indesejado de organismos invasores.

O Labomar foi notificado pelo MPF no Ceará, para que a Universidade fornecesse registros da presença do coral-sol. Contudo, ainda não havia provas. Procurado pelo O POVO para saber da retomada da ação, o MPF-CE não atendeu às ligações na noite desta segunda-feira, 11.

Foto/Marcus Davis Andrade
Corais-sol
 

> TAGS: coral itarema fauna
espaço do leitor
Carol Feitosa 29/08/2016 18:22
O coral sol está no Brasil desde o final da década de 80 e acredita-se que tenha vindo incrustado em plataformas de petróleo e gás. No Ceará pode ter sido por água de lastro ou no transporte de plataformas, por exemplo. Como você parece ser da área, sugiro que leia o manuscrito de Sammarco e colaboradores de 2014.
Carol Feitosa 29/08/2016 18:21
A maioria das espécies de corais é sensível às mudanças ambientais, portanto acredita-se que não sobreviva ao transporte. Porém existem algumas espécies exóticas de corais. Como elas conseguiram chegar? Ninguém tem certeza, são apenas suposições.
Joao 14/07/2016 10:13
Água de lastro Caroline? Pode falar que não sabe, fica melhor do que falar coisas erradas em meio de divulgação amplo. Não há nenhum trabalho no mundo que comprove a viabilidade de larvas de coral-sol em água de lastro.
3
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Itarema - Dados do Município

VER COMPLETO

Banco de Dados O POVO

A Cidade fica a cerca de três horas de Fortaleza

imgs/canalceara/municipios/itarema.jpg

Itarema

CEP:
62590-000
Distância de Fortaleza:
237,1km
Tempo estimado de viagem:
3h29min
Vias de acesso:
BR-222/CE-354/434
Região administrativa:
3
Localização:
microrregião de Camocim e Acaraú
Municípios limítrofes:
Acaraú e Amontada

Municípios

Localização

AMPLIAR MAPA

Itarema

Área: 720,668 km² , Altitude: 20m
Latitude: 2º 55’ 13’’ , Longitude: 39º 54’ 54’’

Revistas

Valores do Ceará

Sertão Central e Vale do Jaguaribe

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 2a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 2a Edição

O POVO Cenário

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Itarema

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>