[an error occurred while processing this directive] Veterinários da Sesa pesquisam origem do vírus da raiva em Chaval | Chaval | Ceará
rss
13/09/2010 - 12h36

Veterinários da Sesa pesquisam origem do vírus da raiva em Chaval

O resultado deve sair na próxima quarta-feira, 15. No último dia 1º de setembro, um homem de 26 anos residente em Chaval morreu com sintomas da doença
notícia 0 comentários

A Secretaria da Saúde do Estado encaminhou para o laboratório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) amostra de material coletado em Chaval para identificação da origem do vírus da raiva circulante na região. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), dois médicos veterinários tiveram uma semana de trabalho de campo no município, quando passaram três noites na mata da área rural da localidade de Carneiro e coletaram o material da medula óssea de um guaxinim para a investigação laboratorial.

O resultado deve sair na próxima quarta-feira, 15. No último dia 1º de setembro, um homem de 26 anos, residente na localidade, foi internado no Hospital São José com febre, agitação psicomotora, excesso de saliva, aerofobia, principais sintomas da doença. Um dos exames feitos para atestar a doença confirmou o diagnóstico de raiva. A vítima foi mordida em maio deste ano por uma cadela desde 2006 não era vacinada contra a raiva.

Ainda de acordo com a Sesa, na localidade de Carneiro, esta semana, foram vacinados 217 cães e gatos contra a raiva. A suspeita da origem silvestre do vírus, transmitido por guaxinim, é em função do relato de que a cadela que transmitiu a doença apresentava um ferimento, provavelmente provocado por animal na mata. Em Carneiro, os técnicos da Sesa não encontraram saguis (soins) ou raposas, que também podem transmitir a doença.

A próxima campanha de imunização de cães e gatos acontece em 13 de novembro. A meta da Sesa é vacinar 1,7 milhão de cães e gatos.

Redação O POVO Online, com informações da Sesa

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
Erro ao renderizar o portlet: CEARÁ - Dados do Município

Erro: 'cidade'

Municípios

Erro ao renderizar o portlet: CEARÁ - Caixa Especial Mapa

Erro: 'cidade'

Revistas

Valores do Ceará

Sertão Central e Vale do Jaguaribe

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 2a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 2a Edição

O POVO Cenário

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Chaval

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>