rss
R$ 120 mil 26/02/2016 - 09h32

Estado é condenado a indenizar família de homem morto em cadeia

A filha de Wilmer Florêncio Leite receberá ainda pensão de dois terços de um salário mínimo em um período equivalente a 20 anos
notícia 8 comentários

O Estado do Ceará terá de pagar R$ 120 mil à família de um detento morto, em agosto de 2012, durante motim na Cadeia Pública de Acopiara, na Região Centro-Sul. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira, 24, no Diário de Justiça. Além disso, a família do taxista Wilmer Florêncio Leite receberá uma pensão equivalente a dois terços do salário mínimo até a filha da vítima ter 25 anos — hoje, a criança tem oito anos. O pagamento será contabilizado desde a morte do homem.

A titular da 9ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, juíza Joriza Magalhães Pinheiro, entendeu que o Estado foi "omisso" e que a morte "não teria ocorrido caso o Poder Público tivesse agido para prevenir o dano". A defesa do Estado alegava não ter responsabilidade na morte, baseado no fato de que a morte foi causada por um companheiro de cela.

O caso
A família de Wilmer chegou a pedir a transferência dele ao Ministério Público e ao diretor da cadeia, por ameaças que o taxista estaria recebendo de outros detentos. As ameaças, porém, teriam continuado, mesmo após a mudança da cela em que Wilmer se encontrava. O diretor da unidade minimizava o problema afirmando que os carcereiros já estavam cientes do problema e garantindo que a inexistência de armas na cadeia.

No entanto, no dia 24 de agosto de 2012, Wilmer foi morto a tiros e golpes de faca dentro do estabelecimento, após quatro detentos renderem um agente penitenciário da cadeia, no momento em que ele foi levar água na cela deles. Em seguida, o grupo foi à cela onde Sâmia Maria da Silva Araújo ficava e a golpeou, com uma faca. A mulher foi encaminhada a um hospital do Município e recuperou-se.

Conforme os autos, Wilmer foi preso em março de 2012, acusado de receptação e posse de arma. Em janeiro de 2012, ele havia sido condenado a 11 anos de prisão por roubo qualificado. Ao lado de Antônio Pereira da Silva, Wilmer teria assaltado um casal, levando-os a uma estrada carroçável, e os ameaçado de morte. Conforme a acusação, Wilmer chegou a atirar contra o casal, mas a arma falhou

Redação O POVO Online

espaço do leitor
Castro Paiva 27/02/2016 11:03
FICARIA MUITO FELIZ SE ESTA JUIZA, CONDENASSE O ESTADO A PAGAR POR CENTENAS DE ERROS MÉDICOS QUE OCORRE NO CEARÁ E EM TODO O BRASIL, PELA FALTA DE SAÚDE, PELA FALTA DE ESCOLA, PELOS ACIDENTES DECORRENTE DE FALTA DE CONSERVAÇAO DAS VIAS, INDENIZAR AS FAMÍLIAS DE VÍTIMAS DE LATROCINIOS E ASSALTOS, PELA FALTA DE REMÉDIOS QUE O ESTADO TEM A OBRIGAÇAO DE FORNECER AOS DOENTES, SE ESTA JUIZO CONDENOU O ESTADO A PAGAR POR MORTE DE BANDIDO, VAMOS TODOS PEDIR QUE ELA DECIDA A FAVOR DAS VITIMAS CITADAS
CNT 26/02/2016 21:32
ABSURDO!!!!! O que este "trabalhador" estava fazendo num presidio mesmo? Acha pouco a familia do mesmo receber auxilio reclusão, enquanto as famílias das vítimas desse meliante não receber NADA, o Estado ainda tem que indenizar a família deste marginal?
JOSETON SILVA 26/02/2016 14:52
Isso mesmo "Fuleco". Quase tudo que vc disse aí é passível de indenização, desde que comprovada a omissão do estado.
FULECO FULERO 26/02/2016 13:39
Então no entendimento da juíza de que o Estado foi omisso e o dano poderia ser evitado, podemos usar desse argumento pra tudo e todos e não só para os pobres MARGINAIS. A pessoa que morre no corredor de hospital público ou a que morre após um assalto numa via pública ou o ciclista que cai num buraco na ciclovia também devem ser indenizados pelo Estado, já que o mesmo é responsável por esses serviços prestados.Afinal o Estado não é responsável só por bandidos, não é Joseton?
JOSETON SILVA 26/02/2016 11:45
Colegas, qualquer cidadão pode, um dia, parar na prisão. Qual a probabilidade de um dia vc perder a cabeça no trânsito e cometer uma besteira, por exemplo?? Não é muito grande, não é verdade? Além de entre outras possibilidades. Se você está preso, tem direito de se arrepender e de se redimir com a sociedade. Se vc está nas mãos do estado este é responsável por vc e pelo o acontecer com vc.
Ver mais comentários
8
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Acopiara - Dados do Município

VER COMPLETO

Banco de Dados O POVO

O clima de Acopiara é tropical quente semiárido

imgs/canalceara/municipios/acopiara.jpg

Acopiara

CEP:
63560-000
Distância de Fortaleza:
345,1km
Tempo estimado de viagem:
4h18 min
Vias de acesso:
CE-060
Região administrativa:
16
Localização:
microrregião do Sertão de Senador Pompeu
Municípios limítrofes:
Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Iguatu, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô, Saboeiro e Solonópole

Municípios

Localização

AMPLIAR MAPA

Acopiara

Área: 2.265,34 km² , Altitude: 317,1m
Latitude: 6º 05’ 43’’ , Longitude: 39º 27’ 09’’

Revistas

Valores do Ceará

Sertão Central e Vale do Jaguaribe

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 2a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 2a Edição

O POVO Cenário

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Acopiara

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>